31.10.2017
O que é o HPV?
Um vírus que se esconde na pele e nas mucosas e pode ser transmitido sexualmente. Apesar de ocorrer em homens, nas mulheres, as consequências mais graves acontecem com maior frequência.
É perigoso!
Transmitido com facilidade, pode causar câncer do colo do útero. O vírus não mata como o ebola mas está longe de ser inofensivo. Se a infecção não for devidamente tratada, pode provocar problemas incômodos, como as verrugas genitais e até tumores malignos!
Como se transmite?
No contato com a pele e as mucosas, trocas de carícias íntimas e sexo com ou sem penetração. O HPV fica instalado na pele e em áreas de mucosa, como as dos órgãos sexuais e da boca, por exemplo.
Quais os sintomas?
Um dos maiores problemas do HPV é que ele nem sempre provoca marcas visíveis. Em muitos casos, a pessoa nem percebe que está contaminada! Em outros, surgem pequenas lesões ou verrugas nos órgãos genitais, que muita gente nem repara. Se encontrar algo assim, procure o seu médico.
Existe prevenção?
A forma mais segura e eficiente de se prevenir do HPV é tomar a vacina: ela protege você da contaminação pelos piores tipos do vírus. A camisinha não protege 100% porque o vírus pode se esconder em áreas não cobertas por ela. Mas é importante não deixar de fazer o exame Papanicolau e usar o preservativo.
A infecção por HPV tem cura?
Depende! Existem mais de 100 tipos de HPV. Muitas vezes, o organismo consegue eliminar o vírus naturalmente e a pessoa nem percebe que foi contaminada. Existem casos em que a infecção evolui para verrugas nas genitálias e tumores que podem ser curados quando o diagnóstico e o tratamento são feitos logo no início. Entretanto, o câncer do colo do útero, por exemplo, mata cerca de 50% das mulheres afetadas.
Entendeu a importância do assunto? A vacina contra HPV protege você dos tipos mais perigosos do vírus, responsáveis por 90% das verrugas genitais e por 70% dos casos de câncer do colo do útero. Procure o Carlos Chagas e proteja-se! Saiba mais (34) 3818-6800.
ENCONTRE UMA UNIDADE
CARLOS CHAGAS