Influenza: é recomendada para todas as crianças a partir dos 6 meses de idade.
Quando administrada pela primeira vez em crianças menores de 9 anos, aplicar duas doses com intervalo de 30 dias.
Crianças menores de 3 anos de idade recebem 0,25 mL por dose e as maiores de 3 anos recebem 0,5 mL por dose.
Desde que disponível, a vacina influenza 4V é preferível à vacina influenza 3V, por conferir maior cobertura das cepas circulantes. Na impossibilidade de uso da vacina 4V, utilizar a vacina 3V.
Dúvidas Frequentes
- Gripe e resfriado são a mesma doença ?
Não. A gripe é causada pelo vírus da Influenza e provoca febre alta, dores pelo corpo que, freqüentemente, deixam o indivíduo acamado. A recuperação completa pode durar até uma semana e pode complicar com pneumonia e até matar, em alguns casos.
O resfriado é causado por diversos outros tipos de vírus, têm sintomas parecidos porém muito mais leves, suaves e com menor duração. Ele pode cursar com tosse, dor de garganta, dor no corpo, coriza, etc.
- Como a gripe é transmitida ?
A gripe é transmitida através de gotículas de secreção veiculadas pela tosse, espirro ou mesmo conversa com alguém infectado. O vírus penetra no organismo através das vias respiratórias. No centro do vírus está o material genético que invade as células, atingindo o núcleo, onde se duplica. Os fragmentos duplicados se apoderam de parte da célula atacada, formando novos vírus, em um processo que se repete milhares de vezes.
- Vacina contra gripe imuniza contra resfriado ?
Não. A vacina contra gripe imuniza somente contra os surtos de gripe e não contra resfriados.
- Como se pode evitar novos surtos de gripe ?
A OMS - Organização Mundial de Saúde - tem uma preocupação mundial a respeito da gripe, fazendo uma vigilância mundial do vírus influenza em mais de 80 países. O BRASIL também faz parte da rede integrada de vigilância contra a gripe.
- Antigripal cura a gripe ?
Os antigripais não previnem nem curam a gripe. Eles podem, em alguns casos, diminuir a sintomatologia e, em outros casos, não causarem nenhum efeito.
- A vacina contra gripe funciona ?
A Vacina contra gripe é eficaz em cerca de 89% dos casos, desde que tomada na época adequada.
- A vacina contra gripe é segura ?
Ela é muita segura, sendo usada em todo o mundo e não dando reações colaterais graves.
- Quando começa a fazer efeito a vacina contra gripe ?
Cerca de 15 dias após a vacinação já começam a surgir os anticorpos que darão a proteção contra a gripe, sendo que esta proteção máxima será atingida após aproximadamente 45 dias.
- Por quanto tempo dura a imunização pós vacina ?
Como o vírus da gripe sofre mutação a cada ano, o tempo de duração da vacina é de 1 ano.
- A vacina contra gripe pode causar gripe ?
Não. A Vacina contra gripe é uma vacina inativada e fracionada, o que significa que os vírus estão mortos e replicados, não podendo se reproduzir dentro do organismo das pessoas vacinadas; no entanto, podem produzir uma resposta imunológica protetora.
- Por que algumas pessoas mesmo a vacinação ficam doentes ?
A Vacina contra gripe protege da gripe, porém, não protege dos resfriados e de outras infecções que também ocorrem no inverno e tem sintomatologia semelhante. Devemos estar atentos ao fato de que cerca de 10% dos indivíduos vacinados podem ter gripe, porém, de uma forma mais branda.
- Quem pode ser vacinado ?
Todas as pessoas a partir de 6 meses de idade já podem ser vacinadas contra a gripe.
- Quem deve ser vacinado ?
Todas as pessoas após os 6 meses de idade devem ser vacinadas, porém determinados grupos de risco cujas complicações secundárias são mais comuns e graves possuem preferência na vacinação. São eles:
- Idosos a partir dos 60 anos
- Cardiopatas, Indivíduos com problemas pulmonares, Diabéticos
- Indivíduos com AIDS, Renais Crônicos
- Gestantes a partir do 3º mês, Profissionais de saúde
- Contactantes com indivíduos de risco, para que estes não sejam transmissores da doença para seus familiares
- Indivíduos em uso de corticóide podem ser vacinados ?
Sim, o uso de corticoterapia não impede a vacinação.
- A gripe é contagiosa ?
A Gripe é altamente contagiosa. Uma única pessoa pode contaminar todos as pessoas que trabalham no mesmo ambiente e que não foram vacinadas.
- Quem regulamenta as vacinas contra gripe ?
Anvisa define composição da vacina influenza para 2016
As vacinas contra a influenza a serem utilizadas no Brasil em 2016 terão nova composição. Em acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à situação das cepas da gripe em circulação no mundo, a Anvisa publicou a orientação para composição do produto no próximo ano. A medida está na RDC 48/2015 publicada no último mês de novembro. São três tipos de cepas de vírus em combinação: Vacina Trivalente:
- um vírus similar ao vírus influenza A/California/7/2009 (H1N1) pdm09;
- um vírus similar ao vírus influenza A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2);
- um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008;
As vacinas influenza chamadas quadrivalentes, contendo dois tipos de cepas do vírus influenza B, deverão apresentar um vírus similar ao influenza B/Phuket/3073/2013, adicionalmente aos três tipos de cepas especificadas pela resolução RDC.
As cepas das vacinas utilizada no país são atualizada anualmente para garantir a proteção contra os tipos de cepas da gripe que estão em circulação no mundo.