18.07.2014
Entenda a relação entre Gripe e Pneumonia.
Atitudes preventivas que você pode tomar, a partir de agora.
O vírus da gripe é transmitido por via respiratória, em geral pela inalação de partículas infectadas em suspensão no ar. Uma pessoa gripada quando tosse, espirra ou fala, as partículas infectadas com o vírus ficam no ar por um tempo podendo ser inaladas por outras pessoas.
As pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante, como bactérias, vírus e fungos nos pulmões.
Ela ataca um ou ambos os pulmões, sobretudo quando o sistema de defesa está debilitado por outra causa, como gripe, tuberculose, alcoolismo, fumo, diabetes e doenças do coração.
A pneumonia é uma doença que pode atingir pessoas de todas as idades, porém, as crianças e os adultos a partir de 50 anos estão mais propensos.
O risco de contrair doenças infecciosas aumenta com o avançar da idade. Mesmo nos mais ativos e saudáveis, a capacidade de defesa do corpo se reduz com o tempo: a partir dos 50 anos isso é mais importante.
Os portadores de Doença Cardiovascular, Asma ou outras doenças crônicas têm risco aumentado.
Lavar as mãos com frequência e evitar locais fechados, abafados e aglomerados são formas de prevenir doenças e contaminações.
As vacinas estimulam o sistema imunológico e ajudam na prevenção de doenças.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) observou que a vacinação não exige nenhuma grande mudança no estilo de vida, ou no dia a dia do paciente.
Que em 2011, no Brasil, foram efetuadas 273.172 internações por pneumonia por todas as causas em maiores de 50 anos.
A Gripe é uma doença aguda que acomete as vias respiratórias.
Os sintomas são febre acima de 38°C, tosse, coriza, dores pelo corpo e mal-estar generalizado, e costuma durar em torno de cinco dias.
Já a Pneumonia, se caracteriza como uma infecção nos pulmões.
Os sintomas, no início, são semelhantes aos da gripe, porém podem surgir outros sintomas como dor no peito, falta de ar e catarro amarelado. Geralmente são mais duradouros do que os da gripe.
O aumento da mortalidade é resultado não somente da Pneumonia, mas também de outras doenças crônicas, que podem ser exacerbadas pela Gripe.
O paciente que tem febre alta, tosse e dor no corpo não costuma procurar um médico para o diagnóstico, pois provavelmente seu caso é apenas um resfriado, certo? Nem sempre.
ENCONTRE UMA UNIDADE
CARLOS CHAGAS