Carlos Chagas Medicina Laboratorial

Eletrocardiograma

O que é o Eletrocardiograma

O Eletrocardiograma (ECG) é o exame médico capaz de registrar informações referentes a variação da atividade do coração. Por meio dele é possível verificar a regularidade dos batimentos cardíacos, alterações arteriais e até mesmo auxiliar no diagnóstico de doenças congênitas cardíacas.

Eletrocardiograma

 

Como funciona

O paciente recebe pequenas cargas por meio de eletrodos em regiões específicas do corpo. Esses estímulos provocam a reação do coração, que bombeia o sangue para o restante do organismo. Cada batimento é captado pelo aparelho

Para que serve

Uma das principais causas de morte de pessoas adultas a partir dos 45 anos são doenças cardiovasculares. O ECG é um exame de rotina que deve ser realizado regulamente, pois pode detectar inúmeras doenças. Quanto antes forem descobertas, maior o sucesso no tratamento.

Preparo

Este exame não exige preparo especial, a menos que o profissional médico lhe dê orientações específicas.

Técnica do procedimento

Um ECG de repouso é um procedimento indolor e que toma menos de 5 minutos.

O ambiente da sala deve estar com temperatura agradável; preferencialmente, o paciente deve estar calmo e descansado há pelo menos 10 minutos, e sem ter fumado há pelo menos 40 minutos. Pergunta-se ao paciente sobre o uso de medicamentos, atuais ou passados.

São colocados eletrodos adesivos ou pequenas ventosas, na parede torácica anterior, nos punhos e tornozelos. Para melhor transmissão dos impulsos elétricos através da pele, aplica-se um gel especial sob estes eletrodos.

Estes eletrodos são conectados a fios, ligados ao aparelho (eletrocardiógrafo), que irá registrar os impulsos elétricos do coração. O traçado do registro propicia ao médico 12 visões distintas da atividade elétrica do coração; o registro é impresso em papel, para ser interpretado pelo médico.

Aparelhos computadorizados, atualmente disponíveis, facilitam a ação do médico no preparo dos laudos, ao fazer a análise das diversas ondas elétricas do traçado e também das alterações na linha de base (infra e supra desnivelamento).

Riscos

Os riscos são mínimos, limitando-se a irritação da pele pelo gel em raros casos. Esta irritação desaparece rapidamente com a retirada dos adesivos.

Benefícios do ECG

O eletrocardiograma é um exame simples, rápido, econômico e de boa sensibilidade, capaz de proporcionar inúmeras informações ao médico, acerca das doenças cardíacas. Pela sua facilidade de obtenção, normalmente é realizado durante uma consulta cardiológica, complementando-a.

Em algumas unidades do Carlos Chagas Medicina Laboratorial (Presidente Olegário), existe a parceria com a Cardioclínica e você poderá fazer o Eletrocardiograma (ECG) com segurança através de profissionais com longa experiência. Informe-se pelo telefone: Presidente Olegário (34) 3811-2277.

iTSITES